Ao navegar nesse site você aceita o armazenamento temporário dos dados de navegação para melhorar sua experiência. Saiba mais
Ok, Entendi!
07/04/2018 09:02:12 1999

CEM - Cadastro Mão de Obra

Veremos nesse documento, quais os passos necessários para cadastrar mão de obra na tipologia, na obra e no sistema (global).

  Obs. 1: O sistema utilizará mão de Obra respeitando a ordem MOB na Tipologia, MOB na Obra e por último, se não houver nas anteriores, pegará MOB do sistema (Global).

  Obs. 2: Critério de fabricação e/ou instalação por hora, a correta utilização é no cadastro da tipologia, pois 1 hora de determinada tipologia pode ser muito mais cara se comparada com outra (ex.: maxim-ar comparado a uma integrada).

  Obs. 3: Caso haja MOB em algumas tipologias e queira aplicar MOB global para as restantes, o sistema trabalhará da seguinte forma: Calculará a MOB das tipologias, após calculará MOB global para as tipologias restantes e no final somará as duas.

  Cadastro > Valorização > Mão de obra: para definir o custo que será cobrado para o critério de mão de obra da sua empresa 





Mão de obra na  tipologia



1. Mão de obra na tipologia será calculada baseada na hora de fabricação e de instalação. Para isso, o primeiro passo é levantar qual é o custo da hora da sua empresa, tanto para fabricar a tipologia, como para instalar (ex.: na fabricação é considerado o salário do funcionário, energia gasta com as máquinas, entre outros e na instalação pode entrar salário, combustível, etc)  


2. Após fazer o levantamento do custo da hora da empresa, vá em Cadastro > Valorização > Mão de Obra 




e coloque os valores em CUSTO HORA FABRICA DE FABRICACAO e CUSTO HORA INSTALACAO. 




 3. Abra a tipologia que deseja adicionar mão de obra e vá em Adicionais > MOB. Na parte superior, serão adicionadas as informações referente a Fabricação da Esquadria e Contramarco, na parte inferior serão sobre Instalação da Esquadria e Contramarco.



 

4. No campo Classe Esq. para a Fabricação, tanto da Esquadria como Contramarco, marque a opção 3-CHFF (CUSTO HORA FABRICA DE FABRICACAO) e para a Instalação da Esquadria e Contramarco, marque 3-CHI (CUSTO HORA INSTALACAO). O campo Fórmula Esquad. e Fórmula C. Marco deve ser informado a hora gasta para a Fabricação/Instalação daquele item. (Para chegar ao valor correto, deve-se pegar o valor em minutos e dividir por 60. Ex.: Se levar 1h30min, dá o total de 90 min. Dividindo 90 por 60, gera o total de 1,5).  O campo Condição é para ser imposta uma condição na utilização da mão de obra. São aceitas as variáveis de Largura (L), altura (H) e quantidade (Q) e variáveis de F5. Exemplo: caso seja produzida mais de 10 quantidades de determinada tipologia, o tempo de produção será menor, consequente o custo também. Nesse caso, poderá adicionar duas linhas de código, onde uma terá o tempo de produção menor: 





5.  Salve e feche a tipologia e adicione-a em uma obra. Após, vá em Relatório > Matéria Prima > MOB, o sistema mostrará o tempo e o custo para fabricar e instalar a tipologia nos relatórios. 





Mão de obra na obra



1.  Vá no na Edição da Obra > Itens > Mão de Obra

 

2. Marque a opção Usar parâmetros personalizados para o cálculo de Mão de Obra nesta Obra



3. Defina o critério que será usado na mão de obra para Fabricação e Instalação da Esquadria e do Contramarco. Ex.: Fabricação por hora e Instalação por m²



4. Marque a opção Considerar os valores abaixo p/ modelos sem informação de MOB



5. Defina o multiplicador que será utilizado para a obra que está editando (ex.: valor 1 para 100% do valor da mão de obra, 1,1 para 110%, 0,6 para 60% e assim por diante)

6. Salve, feche e calcule

 

Mão de obra no menu opções (Global)


1.  Vá ao menu Gerência > Opções > MOB



2.  Defina o critério que será usado na mão de obra para Fabricação e Instalação da Esquadria e do Contramarco. Ex.: Fabricação por hora e Instalação por m²



3. Marque a opção Considerar os valores abaixo p/ modelos sem informação de MOB



4. Defina o multiplicador que será utilizado para a obra que está editando (ex.: valor 1 para 100% do valor da mão de obra, 1,1 para 110%, 0,6 para 60% e assim por diante), somente para as obras novas


5. Clique em Ok

 

Destaques
Manual EGVidros
07/04/2018 09:02:12 1999
CEM - CRIAR NOVAS ESQUADRIAS
07/04/2018 09:02:12 1999
Manual de utilização do CemSync
07/04/2018 09:02:12 1999

Tem alguma dúvida? Fale com a gente.

Entrar em contato