MANUAL DE COBRANÇA ESCRITURAL E GERAÇÃO DE BOLETOS
FAKTORY PRO
Versão Manual 1.0
OBJETIVO DO MANUAL
Esse manual tem como objetivo ensinar a parametrizar e utilizar a Cobrança Escritural e Geração de Boletos no sistema Faktory Pro.
Ao final do manual encontra-se o documento em Word disponível para download.
PARAMETRIZAÇÃO E CADASTROS
Seguem parâmetros que podem modificar a funcionalidade de geração de boletos e cobrança escritural.
PARÂMETROS
Código: 123
Função: Imprimir boletos automaticamente ao finalizar uma NF.Código: 259
Função: Quantidade de dias padrão para protesto nos boletos bancários.Código: 327
Função: Habilitar funcionalidade enviar boleto via e-mail automaticamente ao finalizar Nota Fiscal.Código: 341
Função: Habilita a funcionalidade de adicionar o logo do Estabelecimento na emissão dos Boletos.Código: 242
Função: Código de documento padrão para baixa de títulos através da cobrança escritural.Código: 243
Função: Caminho padrão para arquivos de retornoCódigo: 248
Função: Conta para fluxo de caixa padrão nos lançamentos bancários através da cobrança escritural.Código: 267
Função: Departamento padrão para Cobrança Escritural
CADASTROS
Os cadastros abaixo devem ser feitos observando qual tipo de layout será utilizado. Alguns dados também podem variar de banco para banco, por isso é importante que esses dados sejam validados pelo gerente da conta e responsável da empresa.
CADASTRO DE DOCUMENTO
No cadastro do documento deve-se vincular a espécie do documento. Para isso acesse Cadastros > Diversos > Documentos. Procure pelo documento NFE (ou outro que seja utilizado nas emissões de notas) e clique no botão “Editar”.Na tela de edição, no campo “Espécie”, informe o banco e código da espécie, conforme mostra a imagem abaixo.
CADASTRO DE BANCO
No cadastro do Banco será necessário informar o layout do arquivo de cobrança escritural. Para isso acesse Cadastros > Bancos > Bancos.CADASTRO DE INSTRUÇÕES AO BANCO
Para cadastrar as instruções ao banco é ideal que se tenha em mãos o layout do banco. Segue um exemplo do layout CNAB 400 do Banco Itaú:
Acesse Cadastros > Bancos > Instruções. Clique no botão “Novo”.
Após o clique a tela abaixo abrirá, informe os dados conforme mostra o exemplo abaixo:
Perceba que no exemplo foi selecionado a flag “Impressa”, pois de acordo com o layout mostrado acima essa instrução deve ser impressa no boleto. Caso seja uma instrução de protesto, deve-se selecionar a flag “Exige Dias de Protesto”. O mesmo vale para a opção “Instrução Padrão de Desconto”.
CADASTRO DE CARTEIRA
Para cadastrar as carteiras que serão utilizadas acesse Cadastros > Bancos > Carteiras. Clique no botão “Novo”.
Após o clique a tela abaixo abrirá, informe os dados conforme o exemplo abaixo.
É possível nesse momento vincular as instruções cadastradas anteriormente à carteira.
Código Boleto: Informar o código da carteira nesse campo que será impresso no boleto.
Código Remessa: Informar o código da carteira nesse campo que será enviado no arquivo remessa.
Descrição: Apenas uma descrição para identificação da carteira.
Local de Pagamento: Onde o boleto poderá ser pago. Essa informação será impressa no boleto.
Instrução: Podem ser informadas diversas instruções. Essas informações serão impressas no boleto e também farão parte do arquivo remessa.
CADASTRO DE OCORRÊNCIAS
Para cadastrar as ocorrências também é ideal que se tenha em mãos o layout do banco. Segue um exemplo de ocorrências de retorno do layout CNAB 400 do Banco Itaú:Para cadastrar acesse Cadastros > Bancos > Ocorrências. Nessa tela serão cadastradas ocorrências de Remessa e Retorno. Clique no botão “Novo”.
Após o clique a tela abaixo abrirá, informe os dados conforme o exemplo abaixo:
Ignorar Ocorrência: Selecionar essa opção para os casos em que o sistema não deverá realizar nenhuma ação.
Realiza Baixa do Título: Selecionar essa opção para ocorrências que definem a baixa do título, como por exemplo o código 06 – Liquidação Normal.
Alterar Portador do Título: Caso o título seja protestado, por exemplo, é possível que no retorno o sistema faça a alteração do portador automaticamente, tirando o título da carteira da empresa e colocando-o como portador “PROTESTO” ou “JURIDICO”.
Retirar Título da Carteira: Retira os dados bancários do título. O título fica como se não tivesse sido gerado o boleto.
CADASTRO DE CONTA
No cadastro da Conta será necessário informar alguns dados, que podem variar de banco para banco. Para informar acesse Cadastros > Bancos > Contas.
Os principais são:
Número Convênio (normalmente obrigatório apenas para o Banco do Brasil)Na aba “Carteiras” será possível vincular as carteiras à conta. Também deverá ser informado o Nosso Número inicial, final e o último utilizado, para os casos de a empresa já ter gerado boletos por outro sistema.
GERAÇÃO DE BOLETO - MANUAL
Para gerar boleto de um título a receber, acesse Financeiro > Contas a Receber > Títulos. Selecione o título, clique na opção “Gerar Boleto” e em seguida “Imprimir”.Após o clique será necessário informar a conta e a carteira responsável pela emissão do boleto. Clique em “Continuar”.
Uma nova aba será aberta para visualização do boleto. Clique em “Imprimir” para imprimir o boleto.
Após a emissão do boleto, podemos perceber pela visualização do título que alguns campos foram acrescentados ao mesmo, como por exemplo, o número da conta, carteira e nosso número. Através desses dados o sistema conseguirá gerar o arquivo Remessa para o banco. Isso será explicado ainda nesse manual mais adiante.
GERAÇÃO DE BOLETO - AUTOMÁTICO (PARÂMETRO 123)
Caso o parâmetro 123 esteja selecionado, ao finalizar uma NF o sistema emitirá o boleto automaticamente. Para isso acesse Faturamento > Nota Fiscal. Selecione a NF, clique na opção “Ações” e em seguida “Finalizar”.
O sistema solicitará a conta e carteira responsáveis pela emissão do boleto. Ao clicar em “Continuar” a emissão do boleto será feita.GERAÇÃO DE ARQUIVO REMESSA
Para gerar o arquivo de remessa, acesse Financeiro > Contas a Receber > Cobrança Escritural > Remessa. Clique no botão “Novo”.
Informe a conta para a qual será feita a remessa. O sistema mostrará automaticamente todos os títulos que estão vinculados à conta (e que já tiveram boletos gerados).
Selecione quais títulos serão enviados na remessa e em seguida clique em “Criar”.
Após o clique o sistema retornará à tela anterior. Selecione a linha e clique em “Ações”, em seguida selecione “Finalizar”.
Depois de finalizado, selecione a linha novamente, clique em “Ações” e em seguida “Gerar Arquivo”. Selecione um local para salvar o arquivo. Você poderá alterar o nome do arquivo caso seja necessário.
RECEBIMENTO DE ARQUIVO RETORNO
Antes de realizar esse procedimento, deve-se baixar o arquivo retorno no site do banco.
Para receber o arquivo retorno acesse Financeiro > Contas a Receber > Cobrança Escritural > Retorno. Clique no botão “Novo”.
Informe a conta e em seguida procure o arquivo que está salvo no computador. Em seguida clique em “Ler Arquivo”. Os títulos serão carregados na tela. Clique em “Gravar”.
O sistema retornará à tela anterior, selecione a linha e clique em “Ações”, em seguida clique em “Finalizar”. Nesse momento o sistema fará a baixa dos títulos a receber no sistema de acordo com as informações do arquivo retorno.
Ao final do manual encontra-se o documento em Word disponível para download.
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