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15/06/2020 13:09:49 2199

Cobrança Escritural e Geração de Boletos

MANUAL DE COBRANÇA ESCRITURAL E GERAÇÃO DE BOLETOS

FAKTORY PRO

Versão Manual 1.0


OBJETIVO DO MANUAL

Esse manual tem como objetivo ensinar a parametrizar e utilizar a Cobrança Escritural e Geração de Boletos no sistema Faktory Pro. 


Ao final do manual encontra-se o documento em Word disponível para download.


PARAMETRIZAÇÃO E CADASTROS

Seguem parâmetros que podem modificar a funcionalidade de geração de boletos e cobrança escritural.  


PARÂMETROS

Código: 123

Função: Imprimir boletos automaticamente ao finalizar uma NF.  

Código: 259

Função: Quantidade de dias padrão para protesto nos boletos bancários.  

Código: 327

Função: Habilitar funcionalidade enviar boleto via e-mail automaticamente ao finalizar Nota Fiscal.  

Código: 341

Função: Habilita a funcionalidade de adicionar o logo do Estabelecimento na emissão dos Boletos.  

Código: 242

Função: Código de documento padrão para baixa de títulos através da cobrança escritural.  

Código: 243

Função: Caminho padrão para arquivos de retorno  

Código: 248

Função: Conta para fluxo de caixa padrão nos lançamentos bancários através da cobrança escritural.  

Código: 267

Função: Departamento padrão para Cobrança Escritural  


CADASTROS

Os cadastros abaixo devem ser feitos observando qual tipo de layout será utilizado. Alguns dados também podem variar de banco para banco, por isso é importante que esses dados sejam validados pelo gerente da conta e responsável da empresa.  


CADASTRO DE DOCUMENTO

No cadastro do documento deve-se vincular a espécie do documento. Para isso acesse Cadastros > Diversos > Documentos. Procure pelo documento NFE (ou outro que seja utilizado nas emissões de notas) e clique no botão “Editar”. 



Na tela de edição, no campo “Espécie”, informe o banco e código da espécie, conforme mostra a imagem abaixo. 




CADASTRO DE BANCO

No cadastro do Banco será necessário informar o layout do arquivo de cobrança escritural. Para isso acesse Cadastros > Bancos > Bancos.  
Informe os dados conforme mostra o exemplo abaixo: 




CADASTRO DE INSTRUÇÕES AO BANCO

Para cadastrar as instruções ao banco é ideal que se tenha em mãos o layout do banco. Segue um exemplo do layout CNAB 400 do Banco Itaú: 




Acesse Cadastros > Bancos > Instruções. Clique no botão “Novo”.



Após o clique a tela abaixo abrirá, informe os dados conforme mostra o exemplo abaixo: 

Perceba que no exemplo foi selecionado a flag “Impressa”, pois de acordo com o layout mostrado acima essa instrução deve ser impressa no boleto. Caso seja uma instrução de protesto, deve-se selecionar a flag “Exige Dias de Protesto”. O mesmo vale para a opção “Instrução Padrão de Desconto”. 




CADASTRO DE CARTEIRA

Para cadastrar as carteiras que serão utilizadas acesse Cadastros > Bancos > Carteiras. Clique no botão “Novo”. 




Após o clique a tela abaixo abrirá, informe os dados conforme o exemplo abaixo.  

É possível nesse momento vincular as instruções cadastradas anteriormente à carteira. 




Código Boleto: Informar o código da carteira nesse campo que será impresso no boleto. 

Código Remessa: Informar o código da carteira nesse campo que será enviado no arquivo remessa.  

Descrição: Apenas uma descrição para identificação da carteira.  

Local de Pagamento: Onde o boleto poderá ser pago. Essa informação será impressa no boleto.  

Instrução: Podem ser informadas diversas instruções. Essas informações serão impressas no boleto e também farão parte do arquivo remessa.  


             

CADASTRO DE OCORRÊNCIAS

Para cadastrar as ocorrências também é ideal que se tenha em mãos o layout do banco. Segue um exemplo de ocorrências de retorno do layout CNAB 400 do Banco Itaú: 



Para cadastrar acesse Cadastros > Bancos > Ocorrências. Nessa tela serão cadastradas ocorrências de Remessa e Retorno. Clique no botão “Novo”. 



Após o clique a tela abaixo abrirá, informe os dados conforme o exemplo abaixo:




Ignorar Ocorrência: Selecionar essa opção para os casos em que o sistema não deverá realizar nenhuma ação. 

Realiza Baixa do Título: Selecionar essa opção para ocorrências que definem a baixa do título, como por exemplo o código 06 – Liquidação Normal.  

Alterar Portador do Título: Caso o título seja protestado, por exemplo, é possível que no retorno o sistema faça a alteração do portador automaticamente, tirando o título da carteira da empresa e colocando-o como portador “PROTESTO” ou “JURIDICO”.  

Retirar Título da Carteira: Retira os dados bancários do título. O título fica como se não tivesse sido gerado o boleto.  

               


CADASTRO DE CONTA

No cadastro da Conta será necessário informar alguns dados, que podem variar de banco para banco. Para informar acesse Cadastros > Bancos > Contas





Os principais são:

Número Convênio (normalmente obrigatório apenas para o Banco do Brasil)  
Código Cedente (fornecido pelo gerente da conta)  
Dígito Cedente (fornecido pelo gerente da conta)  
Descrição (opcional)  
Ocorrência Remessa (Padrão) – deve ser cadastrado anteriormente  
Responsável pela Emissão do Título (Define quem enviará o boleto para o cliente)  

Na aba “Carteiras” será possível vincular as carteiras à conta. Também deverá ser informado o Nosso Número inicial, final e o último utilizado, para os casos de a empresa já ter gerado boletos por outro sistema. 





GERAÇÃO DE BOLETO - MANUAL

Para gerar boleto de um título a receber, acesse Financeiro > Contas a Receber > Títulos. Selecione o título, clique na opção “Gerar Boleto” e em seguida “Imprimir”. 



Após o clique será necessário informar a conta e a carteira responsável pela emissão do boleto. Clique em “Continuar”. 




Uma nova aba será aberta para visualização do boleto. Clique em “Imprimir” para imprimir o boleto. 




Após a emissão do boleto, podemos perceber pela visualização do título que alguns campos foram acrescentados ao mesmo, como por exemplo, o número da conta, carteira e nosso número. Através desses dados o sistema conseguirá gerar o arquivo Remessa para o banco. Isso será explicado ainda nesse manual mais adiante. 





GERAÇÃO DE BOLETO - AUTOMÁTICO (PARÂMETRO 123)

Caso o parâmetro 123 esteja selecionado, ao finalizar uma NF o sistema emitirá o boleto automaticamente. Para isso acesse Faturamento > Nota Fiscal. Selecione a NF, clique na opção “Ações” e em seguida “Finalizar”.

O sistema solicitará a conta e carteira responsáveis pela emissão do boleto. Ao clicar em “Continuar” a emissão do boleto será feita. 





GERAÇÃO DE ARQUIVO REMESSA

Para gerar o arquivo de remessa, acesse Financeiro > Contas a Receber > Cobrança Escritural > Remessa. Clique no botão “Novo”. 




Informe a conta para a qual será feita a remessa. O sistema mostrará automaticamente todos os títulos que estão vinculados à conta (e que já tiveram boletos gerados).

Selecione quais títulos serão enviados na remessa e em seguida clique em “Criar”. 




Após o clique o sistema retornará à tela anterior. Selecione a linha e clique em “Ações”, em seguida selecione “Finalizar”. 

Depois de finalizado, selecione a linha novamente, clique em “Ações” e em seguida “Gerar Arquivo”. Selecione um local para salvar o arquivo. Você poderá alterar o nome do arquivo caso seja necessário. 





RECEBIMENTO DE ARQUIVO RETORNO

Antes de realizar esse procedimento, deve-se baixar o arquivo retorno no site do banco.  

Para receber o arquivo retorno acesse Financeiro > Contas a Receber > Cobrança Escritural > Retorno. Clique no botão “Novo”. 



Informe a conta e em seguida procure o arquivo que está salvo no computador. Em seguida clique em “Ler Arquivo”. Os títulos serão carregados na tela. Clique em “Gravar”. 



O sistema retornará à tela anterior, selecione a linha e clique em “Ações”, em seguida clique em “Finalizar”. Nesse momento o sistema fará a baixa dos títulos a receber no sistema de acordo com as informações do arquivo retorno. 



Ao final do manual encontra-se o documento em Word disponível para download.


















Destaques
Manual de Faturamento Faktory One
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Manual de Fluxo de Caixa Faktory One
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