Podemos afirmar no sistema que o cheque é apenas um meio de pagamento, pode ser recebido e feito o deposito ou até mesmo repassado para terceiros.
⦁ Cadastrando os Cheques
Temos uma tela onde cadastramos os cheques recebidos de terceiros ou até mesmo cheque pessoal/empresa para controle.
Realizando esse procedimento podemos depois vincular eles nos titulos a receber ou a pagar.
Clicando no botão NOVO em Contas a receber > Cheques irá exibir a tela para preenchimento das informações necessárias do cheque.
Gravar
Ele irá aparecer na Grid com o status em carteira
⦁ Realizando a baixa com meio de pagamento cheque
Selecionamos o título em questão para realizar a baixa, nesse meu exemplo é um título a receber.
Selecionei o título cliquei em ações > Baixar e abriu a tela da baixa.
Na aba meio de pagamento, coloquei a opção cheque e escolhi um dos cheques cadastrado na tela anterior referente a esse cliente.
Na tela da baixa temos a opção de seleciona não gerar conciliação bancária automaticamente, conforme marcamos. Isso serve para não realizar a conciliação no momento da baixa e não constar esse saldo no banco, ou seja, talvez não saiba se o cheque irá ser compensado ou não naquela hora somente depois do deposito.
Selecionando essa opção, precisa depois ir até a tela de lançamentos bancários identificar esse lançamento, editar e colocar apenas uma data de conciliação.
Geralmente é feito quando olhou e viu que caiu o saldo no banco depois do deposito do cheque.
Ainda nessa tela temos a opção também de mudar o status do cheque para qual desejar. Exemplo: Compensado, devolvido etc.
Ainda sobre os cadastros do cheque, não necessariamente precisamos realizar o cadastro do cheque antes, na tela de cheques.
Podemos fazer isso no momento da baixa, clicando na opção selecionada abaixo:
Depois de preencher os campos necessários e validar as informações gravamos e finalizamos a baixa.
⦁ Tela de Cheque
Na tela de cheques – Financeiro> contas a receber > cheques
Depois da baixa do título o sistema flega em que situação ele foi utilizado, nesse nosso exemplo eu utilizei o cheque em contas a receber.
Bem como se observarmos o status do cheque está carteira, dessa forma posso repassar esse cheque para terceiro, ou seja, se eu tiver um titulo a pagar e querer utilizar o cheque recebido do meu cliente para pagar um fornecedor o sistema irá deixar, por conta do status em carteira.
Depois de vincular e utilizar o cheque em contas a pagar, automaticamente o sistema jogará um novo status e o cheque ficará registrado nessa tela apenas para consulta e não conseguiremos mais utilizado em outras baixas.