No software temos 3 maneiras de fazer o recebimento do material (via pedido de compra, manual e XML)
Pedido de compra
Temos a opção de receber direto do módulo Pedido de Compra, através de um pedido de compra finalizado.
Depois de conferir o pedido, ele precisa estar finalizado.
Selecionamos o pedido Ações > Gerar NR
Após clicar em gerar NR, irá abrir a tela do recebimento para preenchimento de algumas informações, pois o sistema já traz as informações que estão dentro do pedido. Podemos fazer o recebimento de modo gerencial ou fiscal, será definido através do tipo de documento;
Todos os campos e abas da nota de recebimento são importantes, vou citar algumas que sempre devemos observar:
Número da nota de recebimento
Data de emissão da nota e a data de entrada do material no estoque
CFOP que está utilizando na nota
Aba resumo, onde fica as informações da previsão financeira e o fluxo de caixa.
Depois de conferir as informações da nota, clicamos em gravar da nota;
Ela irá aparecer no módulo recebimento.
Localizando a nota, podemos realizar a sua finalização para que o financeiro receba o titulo a pagar correspondente. Lembrando que o titulo e o estoque só é gerado/abastecido a partir da finalização da nota de recebimento .
Módulo recebimento
Temos uma outra opção de fazer o recebimento . Através do módulo recebimento, colocando qual fornecedor e depois clicando na opção do rodapé Mais opções > Adicionar pedido de compra;
Realizando esse procedimento, irá aparecer todos os pedidos em aberto, correspondente ao fornecedor selecionado.
Manualmente
Podemos dar entrada em notas de recebimento manualmente, caso seja necessário. O correto é sempre ter um pedido de compra antes.
Mas clicando em Novo na tela, preenchendo todos os campos das notas necessários e depois colocar qual fornecedor está recebendo e adicionando os itens clicando no sinal de , ou seja, vai escolhendo manualmente quais os itens está recebendo nessa nota, consegue dar entrada manualmente no estoque.
Via XML
Podemos também fazer o recebimento via XML, selecionando qual o fornecedor e em seguida clicando no rodapé em Mais opções > importar XML
Depois de clicar em importar XML, irá selecionar o arquivo XML para poder seguir com a importação. Nessa tela serão exibidas informações da nota do seu fornecedor.
Nesse momento, precisamos selecionar qual produto corresponde ao do seu fornecedor, qual CFOP de entrada e quantidade. Se tiver pedido de compra, podemos vincular também clicando no botão abaixo.
Realizando esse procedimento uma única vez, o sistema já irá identificar isso nas próximas vezes e fazer o vínculo automático.
A entrada via XML só irá ocorrer de forma correta no estoque, se no xml os itens estiverem destacados conforme imagem acima.
OBS:
1 - Ainda com o pedido de compra em aberto, sem nota de recebimento, caso tenha feito algum pagamento antecipado.Devemos gerar a provisão de adiantamento através do pedido de compra, já que os títulos são gerados a partir da finalização da nota.
2 - Depois de gerar a provisão, realizamos a baixa, com a mesma data que foi débitado da conta. Com isso, é gerado o adiantamento na tela de adiantamento, para posteriormente vincular ao titulo a pagar .
Quando chegar o material, ou seja, quando realizar a entrada da nota e a finalização da mesma, os títulos serão gerados no financeiro.
Nesse momento, devemos dar a baixa nos títulos, justificando qual foi a forma de pagamento (via adiantamento). Devemos selecionar o adiantamento e vincular ao título.
Para dar baixa nos títulos que já foram pagos adiantados, devemos selecionar o mesmo e vincular o adiantamento, nesse momento estou justificando qual foi a forma de pagamento (via adiantamento) não gera movimentações financeiras novamente.
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