Caminho da Funcionalidade
Sistema Técnico CEM > Orçamento > Ferramentas > Fechado com o Cliente
Utilização da Funcionalidade
Para exportação do Orçamento aprovado pelo Cliente.
Navegação
Acessando o sistema técnico CEM, será exibida a tela conforme imagem abaixo:
Com a Obra selecionada na tela principal do sistema CEM, clique sobre o botão para iniciar o procedimento de Exportação. Após clicar no botão, será exibido a tela Orçamento conforme imagem abaixo:
Nesta tela é possível ainda revisar Regras e ajustar valores através dos botões de ações posicionados na parte superior da tela.
Após realizar os ajustes necessário, clique sobre a opção no canto superior esquerdo da tela. Será exibida a tela conforme visualização na imagem abaixo:
Nesta tela clique sobre o botão para iniciar a exportação. Será exibida a tela Informações do Fechamento da Obra conforme imagem abaixo:
Etapa 1 - Forneça informações sobre o faturamento.
Abaixo, segue o correto preenchimento dos campos:
1) Nome do Contato - Informar o Nome do Contato do cliente.
2) E-mail do Contato - Informar o E-mail do Contato do cliente.
3) Data de Fechamento - Este campo será preenchido com a data atual de exportação do Orçamento.
4) Previsão de Conclusão e Entrega da Obra - Informar a Data Prevista de entrega da Obra.
5) Observações - Campo de livre preenchimento. Obs.: as observações realizadas aqui, serão inseridas na aba Observações do Pedido de Venda do Faktory.
Após preencher todos os dados, clique sobre o botão . Será exibida a tela abaixo:
Etapa 2 - O Faturamento será Multiempresa.
Nesta tela deve ser informado se o faturamento (ou seja, a exportação do Orçamento) será dividida entre duas ou mais Empresas. Obs.: obrigatoriamente deve ser informado uma das duas opções.
Após o preenchimento, clique no botão .
Etapa 3 - Você quer dividir o Orçamento em níveis.
Nesta tela é definido se o Orçamento será dividido em Níveis (ex.: contramarco; caixilho, arremate...).
Caso selecionado a opção SIM, os campos da tela serão alterados. Abaixo segue o correto preenchimento:
No quadro Faturamento por, deve-se selecionar uma das seguintes opções:
- Valor - Se selecionada esta opção, o valor total de venda da Tipologia será dividido proporcionalmente por todos os níveis informados.
- Materiais - Se selecionada está opção, o valor total de venda da Tipologia será dividido proporcionalmente entre os níveis existentes na Tipologia. (ex.: caso seja informado os níveis: contramarco; caixilho; arremate, mas a Tipologia não possua o nível contramarco em sua composição o valor total de venda da Tipologia será dividido proporcionalmente entre os demais níveis informados).
No quadro branco abaixo, deve ser informados os níveis para faturamento. Clique no botão para inserir a linha. Selecione o nível desejado e informe o Valor ou Percentual para o nível. Repita o procedimento até que todos os níveis desejados tenham sido informados, como no exemplo abaixo:
Caso na etapa 2 tenha sido informado a opção Multiempresa, então o quadro branco onde são informados os níveis deverá ser informado também as Empresas que irão faturar cada nível, como no exemplo abaixo:
Obs.: caso não exista em sua base de dados o nível desejado, é possível cadastra-lo clicando no botão . Ao clicar no botão, será exibida a tela abaixo:
Para incluir novo nível, clique no botão para inserir a linha.
- Descrição - Digite a Descrição do novo nível.
- Código - Digite o Código com dois caracteres.
Depois clique no botão para confirmar a inclusão do novo nível.
Após o correto preenchimento dos campos, clique no botão .
Etapa 4 - Condições de Pagamento
Nesta tela deve ser informado a Condição de Pagamento. Caso a opção Multiempresa tenha sido escolhida, então para cada Empresa informada deve-se informar uma condição de pagamento.
Para isso, basta selecionar no filtro uma condição de pagamento, como no exemplo abaixo:
Obs.: caso a condição de pagamento não existe em sua base de dados, é possível cadastra-la através do botão . Ao clicar no botão, será exibida a tela a seguir:
Para incluir uma nova Condição de Pagamento, clique no botão para inserir a linha. - Condição de Pagamento - Digite a descrição da condição de pagamento.
- Desconto - Informar somente se necessário.
- Pagamento Antecipado - Marcar esta opção em caso de condição de pagamento referente a pagamento antecipado.
- Padrão - Marcar está opção caso seja uma condição de pagamento padrão.
Depois de incluir as informações, clique no botão para salvar as informações.
Após o correto preenchimento dos campos, clique no botão .
Etapa 5 - Conferência dos Dados
Nesta tela poderá ser revisto todos os dados informados até o momento. Caso seja necessário alterar alguma informação, clique no botão . Com as informações corretas, clique sobre o botão para exportar.
Será exibida a tela de Progresso da Exortação.
Pronto! Sua Exportação de Orçamento foi concluída com sucesso gerando no Faktory o Pedido de Venda.