Caminho da Funcionalidade
Recebimento > Nota de Recebimento
Utilização da Funcionalidade
Para escrituração de Nota de Recebimento via Importação de XML. Ao importar o XML da Nota Fiscal de Terceiro, será preenchido no sistema todos os dados contidos no arquivo (produtos, quantidades, valores, impostos...). Sendo necessário que o usuário vincule o produto importado a um produto cadastrado no sistema e selecione o Pedido de Compra referente ao produto importado para baixa-lo ao finalizar a Nota de Recebimento.
Navegação
Ao acessar a tela principal de Nota de Recebimento, será exibido o quadro dividido em duas partes conforme visualização abaixo:
Quadro Amarelo
Logo abaixo estão descriminados os botões e suas respectivas funcionalidades:
1) Botão Novo - Permite ao usuário elaborar novas Notas de Recebimento.
2) Botão Editar - Permite ao usuário realizar alterações em Notas de Recebimento já elaboradas. OBS.: esse botão somente está habilitado para Notas de Recebimento com Status Em Edição.
3) Botão Visualizar - Exibe o conteúdo da Nota de Recebimento em modo leitura.
4) Botão Excluir - Permite ao usuário eliminar o registro da Nota de Recebimento. OBS.: esse botão somente está habilitado para Notas de Recebimento com Status Em Edição.
5) Botão Emissão - Disponível as seguintes opções:
6) Botão Finalizar - Permite ao usuário confirmar a Nota de Recebimento no sistema.
7) Botão Cancelamento - Permite ao usuário anular o registro de uma Nota de Recebimento. OBS.: esse botão somente está habilitado para Notas de Recebimento com Status Finalizado.
8) Botão Chave NF-e - Permite ao usuário inserir em uma Nota de Recebimento com Status Finalizada a Chave de Acesso da NF-e. OBS.: esse botão somente está habilitado para os casos em que a Nota de Recebimento houver sido elaborada com Documento parametrizado como Modelo de Nota Fiscal ?55 - Nota Fiscal Eletrônica?.
9) Botão Grid - Exibe as Notas de Recebimento elaboradas em formato lista.
10) Botão Calendário - Exibe as Notas de Recebimento elaboradas por períodos: diário; semanal; mensal...
11) Botão Atualizar - Atualiza as informações na grid.
12) Botão Imprimir - Permite ao usuário imprimir a grid de seleção.
13) Botão Exportar - Permite ao usuário exportar a grid para as seguintes opções:
Quadro Vermelho
Este quadro apresenta todas as Notas de Recebimento elaboradas, finalizadas e canceladas. Logo acima, contém os filtros que podem ser utilizados para limitar o número de retornos de sua pesquisa e encontrar a nota fiscal desejada.
Filtro Estabelecimento - Exibe como Default o estabelecimento em que o usuário estiver logado.
Filtro Usuário Elaborador - Apresenta todos os usuários cadastrados no sistema e quando utilizado este filtro, exibirá na grid as notas fiscais elaboradas pelo usuário selecionado no filtro.
Filtro Status - Exibe na grid as notas fiscais elaboradas de acordo com o informativo abaixo:
Filtro Documento - Apresenta os documentos previamente cadastrados para serem utilizados na elaboração de Notas de Recebimento. Quando utilizado esse filtro, exibirá na grid as Notas de Recebimento elaboradas com o Documento selecionado, podendo ser: NFET; NF; NFF...
Filtro Número - Exibe na grid a Nota de Recebimento elaborada que possuir o mesmo Número informado no filtro.
Filtro Participante - Apresenta o cadastro dos Fornecedores e/ou Prestadores de Serviço. Quando utilizado esse filtro, exibirá na grid as Notas de Recebimento elaboradas para o participante selecionado no filtro.
Filtro Projeto - Apresenta todos os Projetos cadastrados no sistema. Quando esse filtro é utilizado, exibirá na grid as Notas de Recebimento elaboradas somente para o projeto selecionado no filtro.
Filtros Data de Cadastro De - Exibe na grid as Notas de Recebimento elaboradas a partir da Data informada no filtro.
Filtro Data de Cadastro Até - Exibe na grid as Notas de Recebimento elaboradas até a Data informada no filtro.
Flag Exibir Cancelados - Quando essa Flag é checada, exibirá na grid as Notas de Recebimento Canceladas.
Obs.: toda vez que um filtro é selecionado ou alterado, deve-se clicar no botão para a confirmação da busca no sistema.
Elaborando Nota de Recebimento via Importação de XML
Após acessar a tela principal de Nota de Recebimento, clique no botão . Será exibida a tela Incluir Nota de Recebimento conforme imagem abaixo:
A seguir, segue a forma de preenchimento correto dos campos:
14) Estabelecimento - Exibirá como Default o estabelecimento em que o usuário estiver logado.
15) Data de Cadastro - Exibirá a data do dia atual.
16) Documento - Nesse campo o usuário define qual o tipo de documento irá utilizar para a elaboração da Nota de Recebimento. Pode ser, NFET; NFT e NF.
17) Número - Esse campo será preenchido pelo usuário informando o Número da Nota de Recebimento.
18) Entrada/ Saída - Nos casos de Nota de Recebimento, será exibido SEMPRE a opção Entrada, não sendo possível altera-la.
19) Finalidade - São 3 opções conforme abaixo:
20) Data Prestação de Serviço - Somente será preenchido caso um produto da Nota de Recebimento for do tipo Serviço.
21) Data e Hora da Emissão - Informar a Data e hora da emissão da Nota de Recebimento
22) Data e Hora da Entrada/ Saída - Informar a Data e hora da Entrada da Nota de Recebimento no sistema.
23) Participante - Informar o Emitente na Nota de Recebimento (participante).
24) Contato (campo NÃO obrigatório) - Nome do contato registrado no cadastro do Participante selecionado anteriormente.
25) CFOP - Nos casos de Notas de Recebimento via Importação de XML, quando houver Pedido de Compra vinculado, o CFOP será mantido o mesmo informado no Pedido de Compra. Já quando NÃO houver vinculado Pedido de Compra, o usuário deverá informar o CFOP manualmente.
26) Condição de Pagamento - Nos casos de Notas de Recebimento via Importação de XML, a Condição de Pagamento será preenchida automaticamente.
27) Usuário Elaborador - Será exibido o nome do usuário que está elaborando a Nota de Recebimento.
Incluindo os Itens na Nota de Recebimento
Após o preenchimento dos campos acima, clique no botão e selecione a opção . Será exibida a tela Itens do Pedido de Compra conforme imagem abaixo:
A tela acima, exibe dentre várias informações o Código, Descrição, NCM e Quantidade dos produtos faturados, ou seja, dos produtos contidos no arquivo XML importado. Os campos em branco Produto, Variante e CFOP devem ser informados pelo usuário. OBS.: após o preenchimento dos campos em branco uma única vez, nas próximas importações de XML dos mesmos produtos, os campos Produto e Variante serão informados automaticamente.
A seguir, segue o correto preenchimento dos campos.
28) Produto - Será exibido a lista de todos os Produtos cadastrados no sistema. O usuário deverá selecionar o produto equivalente/correspondente ao mesmo importado através do XML.
29) Variante - Será exibido a lista de Variantes cadastradas e vinculadas ao Produto informado no campo anterior.
30) CFOP - Será exibido a lista de CFOP habilitados para utilização em sua base de dados. O usuário deverá selecionar o CFOP correto da operação.
Conforme os Produtos e Variantes são informados, no quadro Pedido de Compra abaixo, são exibidos os Pedidos de Compra que possuem os Produtos e Variantes informados no quadro acima, conforme imagem:
Caso seja exibido mais de um Pedido de Compra, o usuário deverá desvincular o Pedido de Compra incorreto. Após informar todos os dados, clique no botão para direcionar os dados para a Nota de Recebimento.
Caso exista algumas divergências de informações como: NCM; IPI; IVA entre XML e sistema, será exibida a tela conforme imagem abaixo:
A tela acima está apresentando uma divergência encontrada. Em nosso exemplo, a divergência se trata do NCM. Nestes casos, o usuário poderá Resolver Problema ou Ignorar Problema.
Clicando no botão , será exibida a tela Incluir NCM conforme imagem:
Nesta tela o usuário deverá concluir a inclusão do NCM informando os dados faltantes, como o campo ?descrição? por exemplo.
Após inserir as informações, clique em para salvar as informações.
Repita o procedimento clicando em até que todas as divergências encontradas sejam solucionadas.
Solucionadas todas as divergências, clique no botão para concluir a importação do arquivo XML.
Após a importação, será apresentada a tela Incluir Nota de Recebimento com os produtos informados.
Na aba Itens da Nota Fiscal, são exibidos alguns dos conteúdos que estão impressos na Nota do Fornecedor como: Produtos, Variante (características), Descrição Complementar (campo livre para preenchimento), Data Entrega, CFOP, Quantidade, Valor Unitário, Valor Total, Tributos...
Ainda nessa aba, poderão ser realizados ajustes de Quantidade e Valor Unitário por exemplo.
Conforme a imagem acima, a aba Detalhes do Item apresenta informações completas e detalhadas do item selecionado na aba anterior, como: Base de Cálculo, Alíquotas e Valores de cada Imposto, Número do Pedido de Compra, Projeto...
Essa aba será utilizada apenas para consultas.
Na aba Transporte deve ser informado o os dados a seguir:
Transportador - Selecionar o Transportador da Nota de Recebimento. O Transportador deve estar previamente cadastrado como Participante.
Modalidade do Frete - Selecionar a Modalidade do Frete da Nota de Recebimento. A Modalidade do Frete deve estar previamente cadastrada.
Placa do Veículo - Informar a Placa do Veículo da Nota de Recebimento.
Estado - Selecionar o Estado referente a Placa do Veículo informada anteriormente. O Estado deve estar previamente cadastrado.
Registro Nacional do Transportador - Informar o Número do Registro do Transportador.
Espécie dos Volumes Transportados - Informar a Espécie dos Volumes.
Marca dos Volumes Transportados - Informar a Marca do Volume Transportado.
Quantidade dos Volumes Transportados - Informar a Quantidade dos Volumes Transportados.
Numeração dos Volumes Transportados - Informar a Numeração dos Volumes Transportados.
A aba Observações possui três divisões:
A aba Resumo está dividida em três partes:
Na aba NF-e, apenas um campo deverá ser preenchido.
Chave NF-e - Informar a Chave de Acesso da Nota de Recebimento. Esse campo é de preenchimento obrigatório caso a Nota de Recebimento seja do tipo Eletrônica.
Na aba Fluxo de Caixa, o usuário poderá consultar e alterar os campos conforme sua necessidade. Todos os campos são preenchidos automaticamente e trazem as mesmas informações (Departamentos; Contas...) contidas no Pedido de Compra inserido na Nota de Recebimento.
Na aba Terceiros, o usuário poderá vincular a Nota de Recebimento à um Pedido de Venda. Para isso, basta clicar na Flag ?Pedido de Terceiros? e selecionar o ?Pedido de Venda? no campo abaixo.
Obs.: a Nota de Recebimento vinculada ao Pedido de Venda, permite posteriormente, que seja realizado o Ajuste de Contrato, abatendo do Valor Total do Pedido de Venda o Valor Total da Nota de Recebimento.
Com todos os dados corretamente preenchidos, clique no botão para salvar as informações.
Após gravar a Nota de Recebimento, encontre-a na grid utilizando os filtros da tela principal. Para confirmar a Nota de Recebimento, selecione-a com check na Flag e clique no botão , e selecione a opção Finalizar.
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