Ao navegar nesse site você aceita o armazenamento temporário dos dados de navegação para melhorar sua experiência. Saiba mais
Ok, Entendi!
16/06/2020 13:23:26 2119

Emissão de MDF-e

MANUAL DE EMISSÃO DE MDF-E

FAKTORY PRO

VERSÃO MANUAL 1.0 MAIO/2020


OBJETIVO DO MANUAL

Esse manual tem como objetivo ensinar a elaboração e emissão do documento MDF-e no sistema Faktory (Versões One, Smart e Pro). Apenas serão mostrados os campos obrigatórios para emissão. Também serão explicados prazos de cancelamento, quando encerrar um MDF-e entre outras informações importantes para um melhor gerenciamento desse documento.

Para empresas que emitem NF-e e transportam a própria carga entre estados diferentes (interestadual) a emissão do MDF-e é obrigatória.  

No link abaixo você poderá encontrar demais informações sobre MDF-e:  

https://www.fazenda.sp.gov.br/mdfe/perguntas_frequentes/perguntas.htm


CADASTROS


CADASTRO DE DOCUMENTOS

Para cadastrar um novo documento acesse Cadastros > Diversos > Documentos

Clique no botão “NOVO”:  




Informe os campos conforme mostra o exemplo da imagem abaixo: 




Clique em “GRAVAR” para finalizar o cadastro.



CADASTRO DE CONDUTOR
Para cadastrar um novo condutor acesse Cadastros > Participante > Participante.  
Clique no botão “NOVO”: 




Informe os campos conforme mostra o exemplo da imagem abaixo: 




Clique em “GRAVAR” para finalizar o cadastro.


CADASTRO DE VEÍCULOS

Para cadastrar um novo veículo acesse Cadastros > Diversos > Veículos.  

Clique no botão “NOVO”: 



Informe os campos conforme mostra o exemplo da imagem abaixo: 



Clique em “GRAVAR” para finalizar o cadastro. 

 

Considerações: 

Campo Proprietário: Deve ser informado o dono do veículo, caso seja veículo própria da empresa, deve-se cadastrar a mesma em Participantes.  

Campo Tipo de Proprietário:   

TAC – Independente: é quando o carreteiro autônomo é proprietário do próprio veículo e responsável pelo controle das suas finanças. Trabalha como dono do próprio negócio. Ele define a própria rotina de horários, rotas que deseja fazer e condições de trabalho. A característica que mais consideram é ser livre para escolher as ofertas de serviço no mercado. Além de sua remuneração ser feita por frete contratado.  

TAC – Agregado: guarda algumas semelhanças com o autônomo. Ambos são proprietário do caminhão e responsáveis pela manutenção do veículo e controle da própria rotina. A diferença é que fidelizam os seus serviços com uma empresa de transporte e trabalham como se fossem funcionário. Mas não é empregado direto da empresa, mesmo que trabalhe com exclusividade temporária determinada em acordo entre as partes, este profissional é livre para realizar outros carregamentos por fora. Desde que os horários não conflitem com a disponibilidade contratualmente estabelecida pela empresa.  

Outros: Deve ser utilizado quando o veículo pertence a empresa ou o mesmo não se enquadre nas definições acima descritas.  


 

ELABORAÇÃO E TRANSMISSÃO DE MDF-E

Acesse o menu Fiscal > MDF-e. Clique no botão “NOVO”. 



Informe os campos Data, Documento, UF Carregamento e descarregamento, unidade de medida (Quilo ou Tonelada), Valor Total Carga (geralmente valor total da NF a ser transportada) e peso bruto total da carga. 



Em seguida informe o munícipio de carregamento, UF de percurso (caso exista) e município de descarregamento. 


 


Após informar o município de descarregamento, o botão “ADICIONAR” estará disponível. Nele será possível vincular a NF que está sendo transportada (Essa NF-e já deverá ter sido emitida pelo Faktory antes da elaboração desse MDF-e). 


Após o clique a tela abaixo abrirá, clica no botão + para que uma linha apareça, clique na seta para que seja exibido a lista de Notas Fiscais emitidas pelo sistema. 



Após selecionar a NF, clique no disquete e caso não existam mais notas para serem vinculadas, feche a tela. 



De volta a tela anterior, clique na aba Modal e informe o veículo. 



Em seguida, clique na aba “CIOT, CONDUTOR E CONTRATANTE” para informar o condutor do veículo. Clique em ’GRAVAR” para finalizar a inclusão. 



Os demais campos podem ser utilizados, porém, não são obrigatórios para a emissão do MDF-e. 


       

FINALIZAÇÃO E EMISSÃO DAMDF-EF

Para finalizar o MDF-e, acesse Fiscal > MDFE. Selecione o documento que deseja finalizar e clique em Ações > Finalizar. Após essa etapa o documento não poderá mais ser alterado e estará pronto para a emissão. 




Após a finalização, selecione novamente o documento e clique em Ações > Transmitir. Após a transmissão o DAMDF-e abrirá na tela para impressão. 





ENCERRAMENTO DE MDF-E

Quando o transporte é finalizado, ou seja, a mercadoria é descarregada no município informado, deve-se encerrar o MDF-e, pois enquanto o mesmo não for encerrado o veículo e motorista não poderão ser incluídos em outro documento.  

Para encerrar acesse Fiscal > MDFE. Em seguida selecione o documento e clique em Ações > Encerrar MDF-e.


 



CANCELAMENTO DE MDF-E

Somente é possível cancelar um MDF-e se o fato gerador ainda não estiver ocorrido, ou seja, se a mercadoria ainda não foi transportada. O prazo para cancelamento é de 24 horas.  
Para cancelar um MDF-e acesse Fiscal > MDFE. Em seguida selecione o documento que será cancelado e clique em Ações> Cancelar



Informe um motivo e clique em “GRAVAR”. 




Abaixo encontra-se o documento disponível para download.





Destaques
Manual de Faturamento Faktory One
16/06/2020 13:23:26 2119
Manual de Fluxo de Caixa Faktory One
16/06/2020 13:23:26 2119

Tem alguma dúvida? Fale com a gente.

Entrar em contato